Lenne Solli

bate papo diversificado: o blog trás assuntos sobre diversos temas da educação

A HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO POVO BRASILEIRO! abril 7, 2010

Filed under: Uncategorized — lenileesoli @ 12:17 am

Até chegar ao Brasil império, a comunicação passou por vários processos como : ” tábuas de argila,papiros,pombos,rede de mensageiros,espiões, que evoluíram até chegar aos meios de comunicação que temos hoje.A medida que as pessoas tinham acesso as informações essa evolução se tornou mais fácil. Depois veio o período do Brasil colônia onde a comunicação se tornou bilingui devido ao choque  cultural.Nesse periodo também surgiu o período dos jesuítas que trouxeram para os índios e negros, a música, o canto, a dança, e principalmente o teatro como forma de de comunicação e persuasão. Com essa dominação dos índios e negro,surgem novas formas de comunicação e incorporação de valores culturais gerando o surgimento de  artistas negros, mulatos, ouvires, santeiros, entre outros.

 Chega então periodo do Brasil império, trazendo várias inovações como: abertura dos portos, implantação da imprensa, da biblioteca real, dos cursos de nível superior, do real teatro de  São João e da academia de belas artes. Entretanto,  a comunicação de todos os tipos sofreu com a censura; folhetins, a recém criada  propaganda, propaganda política, gravura, entre outras formas de expressão.

Na era Vargas,foi oficializada a censura, onde os meios de comunicação eram fiscalizados e as informações controladas. No entanto a imprensa se desenvolveu. Foi na ditadura de Vargas que o rádio e o cinema ganharam destaque  como meio  de comunicação e difusão da cultura de massa. No final da Era Vargas surgiu  também as transmissões via televisão, desde então mesmo que lentamente a telavisão foi ganhando espaço. A  televisão difundiu a propaganda, introduziu uma programação diversificada e de qualidade questionável em casos específicos, contribuindo    para a formação da sociedade em massa. Hoje a televisão está presente  em todos os lugares, ocupando quase que todos os momentos das pessoas, principalmente da crianças, que em uma boa parte estão sendo ” educadas ” por ela. Quase tudo que as crianças escutam, veêm, aprendem, vem do convívio e influência da televisão,  e essa influência quase que sempre negativa eles levam para dentro da escola. Portanto, é necessario que a escola tome uma posição de como irá  orientar e educar as crianças, a usar essa ferramenta de forma positiva, construtiva e crítica, contribuindo para formação de cidadãos alfabetizados em mídia, para que seus educandos estejam aptos a questionar os pressupostos políticos, éticos e estéticos presentes na produção midiática.

 

One Response to “A HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO POVO BRASILEIRO!”

  1. Andria, Gislene e Michele Says:

    Ainda sobre a importância da alfabetização em mídia, gostariamos de acrescentar que o professor é responsável sendo ele um facilitador e mediador de conhecimentos, podendo contribuir no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para tanto, ele deve eleger de forma cuidadosa as imagens e o material que irão subsidiar as suas práticas em sala de aula.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s