Lenne Solli

bate papo diversificado: o blog trás assuntos sobre diversos temas da educação

Resenha do livro: Da mistificação da escola a escola necessária, de Neidson Rodrigues abril 20, 2010

Filed under: Uncategorized — lenileesoli @ 10:28 pm

 

      No livro da mistificação da escola á escola necessária o autor Neidson Rodrigues afirma, que a educação não pode se assentar em falsidade quando: primeiro, deixa de estudar o passado como objeto de investigação e passando a tratá-lo como objeto de contemplação e veneração. Segundo, quando a educação é pautada por uma pedagogia futurista e em terceiro, quando a educação escolar não concorre para que o educando compreenda o mundo vivido ( suas contradições, as forças sociais em luta, o desejo de poder que governa as relações entre homens e o mascaramento dos interesses pela mistificação da linguagem.

      O autor  também afirma que, a escola não pode se converter em instrumento para difundir ideologias de verdades parciais que beneficiam a um determinado grupo ou classe que detém o poder e que busca tornar a sua verdade em necessidade da maioria. Quando a escola se torna vítima do processo, como instrumento, que para a realização dos objetivos ideologizados pelos grupos que detentores do poder de decisão, ela cumpre bem sua missão: forma consciência, prepara lideranças, difundi valores, prepara trabalhadores para o trabalhado requerido.

      Segundo o autor é necessário a construção de uma escola atual: a “escola necessária”. O autor pontua algumas características que ele juga serem fundamentais  nessa construção. Para o autor  a escola necessária, é uma escola democrática, onde seus educandos são preparados para serem aptos a exercer a democracia e a cidadania. A escola democrática compreende e permite o conflito, e que é capaz de administrá-lo, ela também é uma instituição de cultura que deve saber socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, para que todos possam ter acesso a esses bens culturais. A escola democrática também precisa atender  a exigência de contemporaneidade histórica da escola, capacitando seus educandos no desenvolvimento, compreensão e entendimento da realidade vivida, permitindo que o educando seja capaz de entrar no mundo dessa realidade para entendê-lo.   
 Neidson ainda afirma,  que a  escola necessária exige um professor com um perfil diferente para o trabalho escolar, que esteja apto a cumprir suas tarefas e exige também um currículo e uma organização administrativa necessária e  precisa viver de forma radical os seus  processos e formas de  avaliação.   

     O educador  deve estar comprometido politicamente com a sua tarefa de educador,tendo consciência da  responsabilidade que lhe foi confiada . O autor afirma que a medida que educador enquanto educador, compreende a importância social do seu trabalho, a dimensão transformadora da sua ação, a importância social, cultural, coletiva e política da sua tarefa, ou seu compromisso cresce, ele deve assim compreender a importância coletiva do seu trabalho. Esse educador precisa também de preparação técnica, educador comprometido politicamente já está com a vontade direcionada para sua preparação técnica.

      Quando se trata de currículo, o autor afirma que o mesmo, é o instrumento através do qual a escola vai preparar o indivíduo para o exercício da cidadania.

      Sobre a avaliação o autor afirma que ela não pode acontecer de forma individualizada, segmentada e  isolada. A avaliação deve ser considerada pelos educadores, como uma tarefa coletiva, de todos, e não uma obrigação formal, burocrática e isolada no processo pedagógico.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s